4 de janeiro de 2008

Shelter Box


O conceito para a shelter box (caixa abrigo) é baseado na versatilidade, pré-construção e rapidez de edificação. Para alcançar estes objectivos complexos, tivemos de começar por dois conceitos materiais mais simples, o de tenda e o de acordeão, que considerámos poderem abraçar aqueles significados.
O Módulo Shelter Box é composta por uma unidade multi-funcional que contém a instalação sanitária e a cozinha. Sendo neste núcleo que se encontram as baterias de acumulação de energia fotovoltaica e o depósito de águas pluviais (também possível ligação de água corrente canalizada). Os dois blocos fixos são ligados por um fole em lona dupla com isolamento de lã de rocha e a shelter box adquire firmeza pela translação daqueles blocos e simultâneo rebatimento do pavimento, só depois a unidade multifuncional roda para a sua posição final. Assim aberta, caracteriza-se, no seu espaço base, por uma zona de estar e pelo módulo multi-funcional. A expansão lateral, origem dos espaços para os quartos, faz-se através do rebatimento das placas laterais dos blocos fixos. Como está subjacente ao conceito de módulo, ele permite conexões diversas, origem de novas expansões e de espaços de abrigo para famílias mais numerosas.


3 de janeiro de 2008

Peter Zumthor




Termas em Vals - Suiça (Peter Zumthor)

"A construção é a arte de formar um todo com sentido a partir de muitas partes. Os edifícios são testemunhos da capacidade humana de construir coisas concretas. O verdadeiro núcleo de qualquer tarefa arquitectónica encontra-se, no meu entender, no acto de construir. É aqui, onde os materiais concretos são reunidos e erigidos, que a arquitectura imaginada se torna parte do mundo real" in "Pensar a Arquitectura"