31 de março de 2008

Alex Gopher


Foi a partir da ChillOut Session 02 que decorreu na minha faculdade, que tive oportunidade de conhecer (pessoalmente) este grande artista internacional Alex Gopher. Não o conhecia de todo, nem sequer o tipo de música que ele tocava, mas realmente deixou-me deslumbrado a maneira de ele colocar a música ao ritmo que o público pedia e ansiava!
Conhecido internacionalmente, tem como grandes sons o clássico "The Child", que já muitos de nós ouvimos em pistas de dança nacionais... (em video do youtube em baixo)

Tendo eu tido o privilégio de o conduzir desde o aeroporto até ao local do festival, realmente o que vos posso dizer é que atras deste artista internacional se esconde uma pessoa extremamente aberta e simpática. Do longo tempo que falámos entre viagens, soube que já cá tinha posto música por 3 ocasiões na discoteca LUX (Lisboa), e que seria esta a quarta vez em que estava por cá... Pelo menos garanto-vos uma coisa que me foi expressa por ele próprio "...o meu regresso será inevitável a Portugal...".
Portanto, a todos que ainda não o tenham ouvido....da próxima vez não têm desculpa para faltarem a um dos concertos de um dos mais talentosos dj´s da actualidade...ALEX GOPHER.

16 de março de 2008

Ixtapaluca


Novos bairros residenciais de Ixtapaluca - Cidade do México


Parece irreal mas é mesmo verdade o que estas imagens demonstram. Ixtapaluca é um distrito da considerada zona metropolitana da cidade do México, considerada a terceira mega-cidade à escala mundial com mais população, correspondendo nomeadamente a cerca de 30 milhões de pessoas neste momento.

Realmente o exemplo é muito forte e chama muito ao levantamento de várias perguntas pertinentes...que tipo de cidade será a do futuro? Que problemas teremos de enfrentar? Como havemos de resolver os problemas da habitação em grande escala? Quais serão os problemas sociais que daí virão? O que faremos numa cidade de 50 milhões de pessoas?...

Forte ou não para quem percebe ou trabalha em urbanismo, realmente o problema é grave quando temos dados que indicam que mais de 80% da população mundial irá viver em cidades ou países em desenvolvimento (o caso desta), em que os níveis de qualidade de vida, habitabilidade e massificação do território são extremamente altos!

O problema que se coloca é exactamente esse, como havemos de projectar cidades aonde a necessidade de contruir é extramente elevada!?...aonde estarão localizadas as actividades sociais, os espaços verdes, de lazer, os equipamentos, as infra-estruturas....? Irão existir ou cada vez mais as cidades funcionarão como dormitórios, aonde o sentido de comunidade e de identidade do local cada vez mais se irão perder?...



Bairro da parte antiga de Ixtapaluca - Cidade do México


Paragem de metro e de autocarros - Cidade do México

13 de março de 2008

ChillOut Session02

Ora ai esta a melhor festa do mês de Março...
...in Faculdade de Arquitectura