5 de outubro de 2007

Vanessa da Mata


Vanessa da Mata nasceu em 1976, em Alto Garças, no Mato Grosso – uma pequena cidade há 400 quilómetros de Cuiabá, cercada de rios e cachoeiras. De formação autodidacta, ouviu de tudo na infância. De Luiz Gonzaga a Tom Jobim, de Milton Nascimento a Orlando Silva. Ouviu também de ritmos regionais como o carimbó, dos discos trazidos das viagens de um tio à Amazônia. Ouviu samba, música caipira e até música italiana, sons que chegavam pelas ondas da rádio. Aos 14 anos, Vanessa mudou-se para Uberlândia, em Minas Gerais, cidade a mil e duzentos quilómetros de distância de Alto da Graça. Foi para lá sozinha, morar numa pensão: se preparava, então, para o curso de medicina. Mas já sabia o queria: cantar. Aos 15, começou a se apresentar em bares locais. Em 1992, foi para São Paulo, onde começou a cantar na Shalla-Ball, uma banda de reggae de mulheres. Três anos depois, excursionou com a banda jamaicana Black Uhuru. Em seguida, fez parte do grupo de ritmos regionais Mafuá. Neste período, ainda dividia seu tempo entre as carreiras de jogadora de basquetebol e de modelo.
Em 1997, conheceu Chico César: com ele, compôs "A força que nunca seca". A música foi gravada por Maria Bethânia, que a colocou como título de seu disco, em 1999. A gravação concorreu ao Grammy Latino e também foi gravada no CD de Chico, “Mama Mundi”. O Brasil descobria uma grande compositora. Bethânia voltou a gravar Vanessa: “O Canto de Dona Sinhá” esteve no CD “Maricotinha” – com participação de Caetano Veloso - e em sua versão ao vivo.

Em Novembro, Portugal recebe nos Coliseus de Lisboa e Porto uma das vozes mais frescas e uma das compositoras mais inovadoras da actual música brasileira. Para aqueles que ainda não conhecem Vanessa da Mata deixo-vos este link: Vanessa da Mata

1 comentário:

Verinha disse...

Marquito...
É bom ouvir-te falar de um ícone Brasileiro, Vanessa da Mata.
Agora em Portugal, poderás vê-la mais de perto.
Em minha opinião foi uma grande desilusão... gostava bastante da nova música, mas rapidamente, ao assistir ao concerto no Canecão (maior casa de shows do Rio), fiquei com a ideia que é muito mais encantadora a melodia que a voz da cantora e que a sua tentativa de recrear um ambiente de palco semelhante ao dos concertos da Maria Rita, estragou a energia que eu depositava nela.
Resumindo... acho que se deve analisar melhor a questão Vanessa da Mata.

1 Beijo
E... continua!